Eventos

Workshop sobre a Tecnologia de Produção de Etanol

CTBE vai apresentar avanços obtidos em pesquisas e debater pontos de melhoria de eficiência e redução de custos na produção do E1G/2G.
Print this pageEmail this to someoneShare on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Data: 17 e 18 de novembro de 2015.
Local: Auditório do CTBE/CNPEM – Campinas, São Paulo.
Inscrições: pages.cnpem.br/tecnologia-etanol/

O Brasil tem atualmente uma capacidade instalada de produção de E2G de cerca de 140 milhões de litros por ano. Entretanto, tal volume é considerado pequeno quando comparado à demanda interna de combustíveis, suprida atualmente com volumes relevantes de gasolina importada. Além disso, as indústrias de E2G em operação no País enfrentam problemas técnicos significativos para colocar as fábricas em máxima produção.

O “1º Workshop sobre o Estado da Arte da Tecnologia de Produção de Etanol: de olho na segunda geração” vai apresentar avanços tecnológicos obtidos nas pesquisas desenvolvidas no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) aos setores industriais e de P&D na área, visando a implementação e o aprimoramento de plantas industriais de E2G novas ou existentes. Debates com empresas e especialistas do setor vão enumerar pontos de melhoria de eficiência e redução de custos na produção do E2G, a fim de elucidar potenciais novas linhas de pesquisa do CTBE para suprir as demandas apontadas. Espera-se que tais medidas ajudem a alterar o atual paradigma tecno-econômico da indústria de cana-de-açúcar, resgatando sua competitividade.

Inscrições podem ser realizadas no site até o dia 13 de novembro de 2015. O custo da taxa de inscrição é de R$ 170,00.

Mais informações: pages.cnpem.br/tecnologia-etanol/