Eventos

Workshop sobre Sequenciamento de Nova Geração

O I Workshop on Application of Next Generation Sequencing vai apresentar a instalação de Sequenciamento de Nova Geração do CTBE e destacar os impactos destas tecnologias em diversas áreas das Ciências Biológicas.
Print this pageEmail this to someoneShare on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Testeira evento sequenciamento genético

Data: 02 e 03 de dezembro de 2015.
Local: Auditório do CTBE/CNPEM – Campinas, São Paulo.
Website: pages.cnpem.br/nextgensequencing/

O campo de sequenciamento de DNA evoluiu drasticamente nas últimas duas décadas, devido principalmente ao desenvolvimento das tecnologias de larga escala (high-throughput). Tais inovações permitiram atingir feitos como o sequenciamento do genoma de uma pessoa por menos de US$ 1000.

Em 2014, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) implantou sua Instalação de Alto Desempenho em Sequenciamento e Robótica. No ano seguinte, 2015, ela foi aberta a usuários da academia e da indústria. Esta facility possui toda a infraestrutura necessária para a criação de bibliotecas de sequenciamento de DNA e RNA, acompanhada de equipamentos sequenciadores de alta qualidade (HiSeq2500 or MiSeq).

O I Workshop on Application of Next Generation Sequencing será promovido pelo CTBE com o objetivo de apresentar a instalação a colaboradores e interessados, bem como informar  o impacto dessas tecnologias nas diversas áreas das ciências biológicas. Também será fornecida uma base teórica da química de sequenciamento empregada pela empresa Illumina, métodos de construção de bibliotecas genéticas etc.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo website do evento até o dia 30 de outubro de 2015: pages.cnpem.br/nextgensequencing/.

Mini-curso sobre bioinformática para análise de dados relacionados a sequenciamento genético

O segundo dia do evento (3 de dezembro de 2015) será destinado a um mini-curso prático sobre bioinformática para análise de dados relacionados a sequenciamento genético. Este treinamento será restrito a 20 participantes, previamente selecionados dentre os inscritos. Para mais informações, acesse o website do evento.