Eventos

Mais aguardado evento do CTBE, Workshop on Second Generation começa dia 29

Com lotação máxima, Workshop será sediado no Auditório do CTBE e transmitido para outras cinco salas
Print this pageEmail this to someoneShare on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Workshop on Second Generation Bioethanol and Biorefining é um dos mais importantes eventos no calendário do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), um dos quatro Laboratórios que integram o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O evento chega este ano à sétima edição com significativas mudanças e uma agenda de peso para o tema mais aquecido da bioeconomia. Todos os lugares do evento foram preenchidos nas primeiras semanas.

Marcado para acontecer entre os dias 29 e 30 de novembro, em Campinas (SP), e nessa edição, em razão do número recorde de inscritos, será realizado simultaneamente no Auditório do CTBE e em outras cinco salas no mesmo prédio, que contarão com transmissão simultânea. O Workshop também inova ao disponibilizar um app (para iOS e Android) que terá as principais informações sobre o evento, além da possibilidade de interação do público por meio de enquetes em tempo real. O aplicativo será divulgado nos próximos dias.

O Workshop é aguardado como ponto de encontro de academia, centros de pesquisa e empresas do Brasil e do exterior. O evento é uma oportunidade para discutir os últimos avanços em etanol 2G e biorrefinarias e construir uma rede entre os principais players globais.

Formato revisado

A sétima edição traz um novo formato, com maior número de palestrantes, maior abrangência temática e ênfase na aproximação entre ciência e indústria, fomentando o diálogo para avanço da inovação e da Bioeconomia.

“O evento vem evoluindo a cada edição, respondendo à dinâmica do cenário de etanol 2G e biorrefinarias. Nesta edição a mudança foi mais significativa” explica Carlos Driemeier, pesquisador do CTBE e um dos organizadores do evento. “A indústria já está produzindo etanol 2G. É um novo nível de maturidade, que requer novas pontes entre ciência e indústria”, analisa.

Os palestrantes são criteriosamente convidados e nesta edição o evento conta com representantes de países como Finlândia, Holanda e Estados Unidos, além do Brasil. “Em todas as edições o cuidado na seleção sempre é o mesmo. Buscamos reunir importantes players envolvidos na temática do evento”, explica a pesquisadora Juliana Velasco, que integra a comissão organizadora do Workshop.

Sessões temáticas e palestrantes

As sessões do dia 29 de novembro – biomassa, pré-tratamento, hidrólise e fermentação alcoólica – cobrem as etapas de produção de etanol 2G.

No dia 30 de novembro, no período da manhã, as sessões abordarão novos produtos obtidos de biomassa, em especial materiais e químicos. Na tarde do dia 30 de novembro, a sessão de biorrefinarias 2G discutirá as experiências das novas biorrefinarias e a Mesa Redonda reunirá lideranças para discutir como acelerar a bioeconomia.

O evento conta com palestrantes confirmados de empresas chaves do setor: CTC, GranBio, Valmet, Novozymes, Lallemand, Petrobras, Amyris, Solvay, Braskem, Clariant, DSM e Raízen. Nas palestras científicas, podemos destacar palestrantes internacionais como Douglas Karlen (USDA, Estados Unidos), Xiaowen Chen (NREL, Estados Unidos), Orlando Rojas (Universidade de Aalto, Finlândia) e Luuk van der Wielen (Universidade de Limerick, Irlanda e TU Delft, Holanda). A programação completa pode ser acessada aqui.

Além da forte presença de indústrias, o evento mantem ainda sua veia acadêmica. Mais de 30 trabalhos de estudantes de todo o país foram submetidos e serão apresentados, em pôsteres, no primeiro dia do evento. “É uma ótima oportunidade para que novos talentos se apresentem para um público extremamente qualificado”, analisa Juliana Velasco, da Comissão Organizadora “Nós incentivamos alunos de pós-graduação a enviarem seus resumos e se inscreverem no Workshop”, acrescenta o físico Carlos Driemeier, presidente da Comissão.

Ao longo das suas seis edições passadas – a primeira aconteceu em 2010 – o Workshop soma mais de 600 participantes, compostos de jovens promissores e de lideranças consolidadas, do Brasil e do exterior.

Suporte
CAPES e FAPESP

Patrocínio Ouro
Amyris, Raízen, CTC e Okubo Mercantil

Patrocínio Prata
LCR Científica, Biorad, Honda, Infors HT, Promac e Eppendorf

Patrocínio Bronze
Fastbio

Apoio Institucional
Ciencor, Exxtend, UDOP e IAR do Brasil

Parceiro de Conteúdo
NovaCana