Analista Desenv. Tecnológico

Produção de Biomassa

Daniel Garbellini Duft


Print this pageEmail this to someoneShare on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

daniel.duft@bioetanol.org.br
Telefone: +55 (19) 3518-3184
Sala: 206 B

Currículo Lattes | LinkedIn

Biografia

Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Estadual de Campinas e com mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, trabalha com sensoriamento remoto aplicado a agricultura há pelo menos 8 anos. Já trabalhou como consultor em diversas usinas de cana e ganhou o prêmio Inovativa Brasil 2013 como uma das 20 empresas mais inovadoras do páis. No segmento, atua com pesquisa em metodologias de monitoramento do potencial produtivo da cana-de-açúcar usando sensoriamento remoto. Atualmente no CTBE trabalha com a integração de novos satélites e de VANTS em sistemas de monitoramento.

Formação Acadêmica

2014 – 2016

Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas-SP, Brasil.


2007 – 2013

Graduação em Engenharia Agrícola.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas-SP, Brasil.

Áreas de Pesquisa
  1. Geotecnologias Aplicadas a Biocombustíveis
    Monitoramento de culturas bioenergéticas e desenvolvimento de metodologias e modelos para compreensão da dinâmica do cultivo da cana-de-açúcar. Para isto são utilizados dados de sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica, banco de dados geográfico e modelagem de dados;
  2. Sensoriamento Remoto
    Uso de ferramentas remotas para monitoramento de recursos naturais e sua interação com a cana-de-açúcar. Estudo e aplicação de novos sensores como satélites meteorológicos, nanosatélites e VANTs;
  3. Agricultura de Precisão
    Promover a eficácia da produção de cana-de-açúcar, desenvolvendo e aplicando tecnologias específicas que permitam aumentar o aproveitamento do potencial de benefícios econômicos e ambientais das tecnologias de Agricultura de Precisão (AP).
Publicações Selecionadas e Patentes

Publicações Selecionadas

  • DUFT, D. G.; PICOLI, M. C. A. ; GALDOS, M. V. ; SCARPARE, F. V. ; REAL, M. R. L. V. . Estimação da produtividade dos resíduos da cana-de-açúcar por meio do sensor MODIS. In: XVI SBSR – Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do XVI SBSR. São José dos Campos: Organização Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2013. v. Único. p. 0193-0200.
  • MACHADO, P. G. ; DUFT, D. G. ; PICOLI, M. C. A. ; WALTER, A. . Diagnóstico da expansão da cana-de-açúcar: aplicação do Barômetro da Sustentabilidade nos municípios de Barretos e Jaboticabal (SP). Sustentabilidade em Debate, v. 5, p. 16-28, 2014.
  • Garbellini Duft, D., Cristina Araujo Picoli, M., Valle Scarpare, F., Aparecida Dourado Hernandes, T., & Valadares Galdos, M. (2015). Comparação do desempenho de índices de vegetação do sensor MODIS para mapeamento sistemático da cana-de-açúcar. In Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. João Pessoa.