Analista Desenv. Tecnológico

Química Verde

Caio César dos Santos Penteado Soares


Print this pageEmail this to someoneShare on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

caio.soares@bioetanol.org.br
Telefone: +55 (19) 3517-5037
Sala: 248 B

Currículo Lattes | Researcher ID | LinkedIn

Biografia

Profissional com formação acadêmica em Bacharelado em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2012) e contemplado com o Prêmio Lavoisier (CRQ-IV Região) por ter conseguido o melhor desempenho acadêmico entre os alunos da turma no período de 2007 a 2012. Realizou estágio de iniciação científica no Instituto de Química da UNICAMP com projeto relacionado à síntese de alcalóides para posterior avaliação da atividade citotóxica. Atuou no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) como estagiário de nível superior, desenvolvendo sensores de baixo custo para a realização de análises químicas no local de necessidade. Atualmente trabalha como analista de desenvolvimento tecnológico no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), atuando em pesquisas que visam o desenvolvimento de processos de conversão do bagaço de cana-de-açúcar em produtos da química verde, incluindo as etapas de separação e purificação dos compostos.  

Formação Acadêmica

2007 – 2012

Graduação em Química Tecnológica.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas-SP, Brasil.

Áreas de Pesquisa

Processamento de Biomassa Lignocelulósica para biocombustíveis e produtos da química verde: Processos de conversão termoquímica da biomassa lignocelulósica em biocombustíveis, intermediários químicos renováveis e produtos finais para química verde, com ênfase em conversão termoquímica do bagaço de cana-de-açúcar.

Publicações Selecionadas e Patentes

Patente Selecionada

  • MÉTODO DE TRATAMENTO DE EXTRATO ORGÂNICO COMPREENDENDO UM PRODUTO ALVO OBTIDO A PARTIR DO PROCESSAMENTO DE BIOMASSA. 2016, Brasil.
    Inventores: Vieira, A. S.; Soares, C. C. S. P.; Barbosa, M. T. B. P.
    Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10 2016 0167191
    Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial
    Depositante: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
    Data do depósito: 19/07/2016