Notícias

Pós-doutorado em modelagem e simulação na área química

O CTBE seleciona candidatos de pós-doutorado para trabalhar no desenvolvimento de uma "Usina Virtual de Cana de Primeira Geração" utilizando a plataforma de simulação EMSO (Environment for Modeling, Simulation, and Optimization).
Print this pageEmail this to someoneShare on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

 

oportunidade-carreira-ctbeA divisão de pesquisa de Avaliação Integrada de Biorrefinarias do CTBE seleciona interessados para uma bolsa de pós-doutorado para trabalhar com a plataforma de simulação Environment for Modeling, Simulation and Optimization (EMSO).  O selecionado atuará com simulação no EMSO ligadas à uma usina de produção de açúcar e etanol de primeira geração. As inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro de 2014.

Como parte de suas atividades, o bolsista de pós-doutorado irá desenvolver modelos matemáticos das operações unitárias desenvolvidos para representar a biorrefinaria no simulador EMSO e realizar análise de integração energética utilizando a metodologia Pinch-Point. O selecionado poderá contar com o suporte da equipe de engenheiros da divisão de pesquisa

Para se qualificar à bolsa o candidato deverá apresentar:

  • Experiência com modelagem e simulação de processos;
  • Conhecimento em alguma linguagem de programação (Fortran, C++, Pyton, Matlab,…) e em engenharia (balanços de massa e energia);
  • Proficiência no idioma Inglês.
  • Habilidade na comunicação oral e escrita;

Atividades Propostas:

  1. Revisão bibliográfica do processo de produção de etanol e açúcar.
  2. Estudo de propriedades das substâncias do processo.
  3. Simulação no EMSO de uma usina de produção de etanol (destilaria autônoma).
  4. Simulação no EMSO de uma usina de produção de etanol e açúcar (usina de açúcar com destilaria anexa).
  5. Substituição e integração dos módulos e/ou modelos que serão desenvolvidos pelos participantes do projeto na simulação preliminar.
  6. Análise de integração energética e propostas para a rede de trocadores de calor.

As atividades do bolsista serão desenvolvidas no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), localizado em Campinas, São Paulo, Brasil, e espera-se do candidato que comprometa-se a manter dedicação exclusiva ao desenvolvimento do projeto, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Para informações sobre documentos necessários à inscrição e processo seletivo, acesse: http://www.fapesp.br/oportunidades/667.