Eventos

Valorização de biomassa é tema de evento no CTBE

Workshop Valorization of Renewable Resources – Recent Advances and Prospects é realizado em parceria com Fraunhofer e TUM

O Workshop Valorization of Renewable Resources – Recent Advances and Prospects: A Brazilian-German Technology Alliance, que acontece dia 9 de março, a partir das 8h30, no Auditório do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) – integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – promoverá interações entre membros da academia, centros de pesquisa e indústrias da Alemanha e do Brasil. O objetivo é promover idéias que possam levar a futuros projetos colaborativos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Acesse o site do evento e consulte a programação completa.

O evento é dividido em três sessões que abrangem diferentes plataformas tecnológicas com vias à valorização da biomassa. Cada sessão discutirá técnicas de transformação de biomassa considerando:

– Processos biocatalíticos;
– Quimioterapia e química verde;
– Eletrocatálise: energia como recurso renovável;

A primeira sessão abordará estratégias inovadoras para a aplicação de biocatalisadores, incluindo processos catalíticos combinados, reações em cascata de enzimas, novas enzimas e processos enzimáticos tolerantes.

A segunda sessão apresentará idéias e novos conceitos de eletroquímica e quimioterapia, em particular, o desenvolvimento de materiais catalíticos e rotas químicas para processamento de biomassa e produção de produtos químicos. O uso da energia como recurso renovável para a síntese de moléculas de valor agregado também será explorado.

A terceira e última sessão será dedicada a oportunidades de financiamento (envolvendo as Agências de Financiamento Alemãs DAAD e DFG), bem como a FAPESP e a EMBRAPII.