Notícias

CTBE lança relatório Ações e Resultados 2014

Em sua segunda edição, documento aborda principais ações e resultados de pesquisa do Laboratório no último ano.
Print this pageEmail this to someoneShare on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Publicação Research and Outcomes

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) acaba de publicar a segunda edição do seu principal documento de divulgação institucional, o Research and Outcomes 2014 (Ações e Resultados 2014, na tradução para o português). A publicação foi produzida e entregue ao Comitê Científico do Laboratório, que realizou a sua reunião bienal de avaliação das atividades durante os dias 18 e 20 de agosto de 2015.

As 26 páginas da publicação, que pode ser acessada neste link, contemplam os principais feitos do CTBE em 2014, assim como instalações de C&T, destaques de pesquisa, profissionais líderes, publicações, parcerias e inovação, eventos e programas de capacitação.

Carlos Eduardo Vaz Rossell, diretor interino do CTBE em 2014, comenta na publicação alguns pontos chave para a evolução do Laboratório no último ano. Dentre eles, está a reorganização da estrutura programática e organizacional, que simplificou processos administrativos e forneceu uma visão mais integrada das linhas e projetos de pesquisa. “Essa nova organização nos permite concentrar esforços na P&D relacionada a etanol e química verde, principalmente eliminando limitações na segunda geração de etanol”, explica Rossell.

Parcerias e primeiras instalações abertas

O ano de 2014 também foi importante para o CTBE expandir parcerias com o setor industrial. Somente um projeto em colaboração com as empresas Dow e DSM, financiado com recursos do PAISS (BNDES/Finep), receberá um investimento de cerca R$ 25 milhões ao longo de três anos. Cerca de 41% do orçamento do Laboratório em 2014 foi proveniente de projetos em parceria com a indústria.

A publicação ressalta o progresso do CTBE ao abrir suas duas primeiras instalações a pesquisadores externos, cumprindo sua função como laboratório nacional. As facilities abertas foram a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processo (PPDP) e os Laboratórios para Desenvolvimento de Processos (LDP). Em 2015, outras cinco instalações foram abertas a usuários (clique aqui para conhecer todas as instalações abertas do CTBE).

O Laboratório também promoveu três eventos internacionais no último ano. Um sobre a ciência voltada ao etanol de segunda geração, outro sobre fisiologia de cana-de-açúcar e um terceiro sobre biologia sintética. Também foram organizados uma série de treinamentos, com destaque para um curso sobre a tecnologia de produção de etanol de segunda geração ministrado a 40 professores de ensino profissionalizante na área de cana e etanol. Para este curso foram produzidos vídeos que mostram como o etanol 2G é produzido em laboratório. Os vídeos desta série estão disponíveis no canal do CTBE no YouTube: youtube.com/BioetanolCTBE.

Clique aqui para fazer o download da publicação (em inglês) ou leia a versão web abaixo:

Veja outras publicações do CTBE na página do Laboratório no ISSUU.