Notícias

CTBE recebe delegação alemã para discutir agenda de bioeconomia

Participantes do 6th Dialogue On Science, Research and Innovation, organizado pela FAPESP, foram recebidos no CTBE

Erik Nardini Medina

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CTBE/CNPEM) reuniu nesta terça, 7, membros de ministérios da Alemanha para discutir com a possibilidade de estabelecer entre os dois países uma agenda comum para a bioeconomia. A reunião contou com membros da Embaixada da Alemanha do Brasill, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Embrapa e do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil.

Cooperação entre Brasil e Alemanha pode ser acelerada a partir de uma agenda comum em bioeconomia (Erik Nardini/CTBE/CNPEM)

As discussões apontadas pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) foram norteadas pelo potencial dos dois países alavancarem as pesquisas em biocombustíveis, química verde e agricultura. O objetivo, destacaram Gonçalo A. G. Pereira e Carolina Grassi, é o de ampliar o relacionamento entre as duas nações, em prol da bioeconomia, e com isso estender seus benefícios a outros países que também poderão vir a cooperar.

O assunto, no entanto, não se esgotou na reunião organizada pelo CTBE; alguns tópicos relacionados à área de biocombustíveis e de químicos de renováveis serão discutidos com mais profundidade num segundo momento, após o 6th German-Brazilian Dialogue On Science, Research and Innovation, que acontece na FAPESP, em São Paulo, no dia 8 de novembro. O CTBE será representado pelo coordenador da divisão molecular do Laboratório, Mario Murakami.

Participaram, ainda, diretores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio). Os visitantes também aproveitaram para conhecer as instalações do CNPEM e os experimentos do CTBE, dentre os quais o jardim varietal do Laboratório com variedades de cana-de-açúcar e cana-energia.