Notícias

Boletim de Monitoramento do CTBE retorna com entrevista sobre Bioeletricidade

O gerente de Bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Zilmar de Souza, é o entrevistado desta edição
Print this pageEmail this to someoneShare on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), um dos quatro Laboratórios Nacionais do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), retoma neste mês de julho a publicação do Boletim de Monitoramento da Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo.

A publicação apresenta uma entrevista sobre algum assunto do setor sucroenergético relevante do momento e, representados por gráficos e figuras, as condições da cultura da cana-de-açúcar em campo, através de índices de vegetação e do acompanhamento da precipitação. Tais informações permitem monitorar e dimensionar ganhos e perdas da lavoura para fornecer subsídios à tomada de decisão em escala regional.

As informações estão organizadas para todo o estado de São Paulo e para as suas 12 mesorregiões produtoras de cana que são: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Região Macro Metropolitana Paulista, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Os mapas ilustrados nos boletins mensais apresentam a localização das lavouras de cana-de-açúcar no estado de São Paulo e a condição dessas áreas, através do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e pela precipitação acumulada durante determinado período.

O boletim é resultado de uma parceria entre a Divisão Agrícola do CTBE, a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que voltam a produzir mensalmente o Boletim de Monitoramento de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo.

CLIQUE AQUI E LEIA O BOLETIM DE MONITORAMENTO